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Artesanato. Minha Profissão! Dica #2

ONDE VENDER? Esta é uma das grandes dúvidas do novo artesão, mas temos como ajudar! Para decidir qual canal vender sua arte é necessário que você avalie a sua realidade de artesão e responder algumas perguntas para si mesmo: Como assim? O artesanato é um trabalho criativo e a forma de vendê-lo também precisa ser, mas vou listar os canais mais convencionais de venda desses produtos para ajudá-lo em sua reflexão.

FEIRA LIVRE

Já lhes digo de antemão, “vender em feiras é MARAVILHOSO!”, basta pesquisar a feira certa, levar bastante produtos, ser assídua (não ir só de vez em quando). Para as participações em feiras você precisa de um transporte (a menos que more pertinho de uma) para levar suas mercadorias, precisa de um capital financeiro disponível para criar uma boa quantidade de peças, precisa ser uma pessoa que lida bem com o público, disposição, ou seja, tem que ter “espírito de feira”. Caso contrário, melhor concentrar seus esforços em um outro canal de venda, um que esteja de acordo com seu estilo e que tire o melhor do seu lado empreendedor/vendedor. Caso você tenha possibilidade de ir à feiras, vá sem medo de ser feliz, venda muito, consiga mais contatos, faça amizades e ganhe mais e mais clientes. Tudo de bom! Dica Arteira: O ideal é levar uma quantidade de produtos 5x maior que o valor que você almeja vender. Por exemplo: Se você pretende vender 100,00 em um dia de feira, leve 500,00 em mercadoria, mas atente-se para a localização da feira e da sua barraca. Tem que ser feira boa! Barraca cheia chama atenção das pessoas de longe.

LOJA FÍSICA

Meu amigo e amiga arteiros, se você dispõe de uma situação financeira mais favorável, tanto para confeccionar peças, quanto para prover um capital “de folga” para administrar uma loja física, vai fundo! Abrir uma loja física de artesanato é um projeto mais ousado porque você precisa ter um certo “tino” para negócio, mas é possível sim ter sucesso nessa empreitada. O caso é que você precisará mesclar mais seus produtos artesanais para alcançar um maior número de pessoas, e uma variedade maior de gostos e de objetivos dos clientes. As lojas de artesanato que conheço e que funcionam há bons anos vendem em ruas super movimentadas com uma grande diversificação de produtos: de decoração, mimos para presente, peças de vários materiais, desde tecido a madeira. Já conheci lojas que vendiam somente crochê, porém de todo tipo, para muitos fins: decoração e vestuário, enfim…  A loja física poderá te trazer um retorno financeiro muito legal, entretanto exigirá mais esforço pela necessidade tanto de sempre trazer novidades quanto de se ter um bom volume de produtos para oferecer, além de um capital de investimento. Caso você esteja pensando em abrir uma loja de artesanatos, sugiro que estude muito antes de empreender este desafio: pesquise, procure ajuda para pequenos negócios, como o Sebrae da sua cidade, por exemplo, para que assim você tenha mais segurança em assumir essa empreitada e ter sucesso por muitos anos. Agora se você tem afinidade com a Internet e prefere ganhar dinheiro no conforto do seu lar, a opção é Loja on-line. Neste caso, também será necessário que você disponha de um capital para comprar sua hospedagem numa plataforma específica para esse fim. Também é importante, mas não indispensável no início do negócio, comprar um domínio (aquele serviço que faz seu site ter nomedaloja.com.br, sem o nome do servidor), quanto mais profissional seu site parecer, mais visitas convertidas em vendas você terá. Além disso, se você não souber criar um site e mantê-lo precisará contratar alguém para fazer isso por você. Tem também a questão do marketing, se você não tiver um círculo grande de contatos para te ajudar a divulgar sua loja e caso as publicações nas redes sociais não estejam dando muito retorno, será necessário pagar para divulgar seu site impulsionando publicações em redes sociais, usando a divulgação do Google, panfletos, cartões etc. Portanto, caso você tenha meios de ter seu próprio site, considerando todas as responsabilidades listadas acima, saiba que vender pela Internet é uma opção muito boa e você pode atingir pessoas do país inteiro e até fora dele, dependendo do caso.

LOJA ON-LINE (PRÓPRIA) ou PLATAFORMA DE VENDAS/TIPO ELO7)

Agora, tem uma opção mais tranquila para quem não pode ou não pretende criar um site próprio e ainda assim ter uma loja na internet, estou falando das plataformas de vendas, a boa notícia é que metade da questão da divulgação é resolvida. Existem plataformas (sites) que criam lojas on-line para você e fazem todo o trabalho complicado; a você basta confeccionar produtos de qualidade, tirar boas fotos dos teus produtos e cobrar preços justos (para você e para o cliente). Essas plataformas são maravilhosas para quem está começando, valem muito a pena. Todas elas cobram pelo seu serviço (claro!) e muito justo neste caso, afinal elas criam um ambiente virtual favorável para que você comece a vender suas peças. Geralmente, cobram comissão sobre produtos, ou mensalidade. O ideal é você pesquisar todas elas e ver qual se adequa melhor a sua realidade e também qual é mais conhecida em sites de pesquisas, como.

FACEBOOK, INSTAGRAM, WHATSAPP…

As mídias sociais são outra opção show de bola. A venda por esses canais favorece pessoas de muitos contatos, principalmente whatssap. Geralmente, quem vende por whatssap também tem página no facebook, no instagram… Elas se complementam. Neste canal, preza-se a assiduidade, se você é do tipo que aparece de vez em quando, que não consegue ter disciplina para postar coisas legais, talvez não seja seu canal. Contudo, vale o esforço de fazer um trabalho de divulgação por estes meios, você alcança muita gente, faz bastante contatos também. A regra de ouro para vender em redes sociais é “tire boas fotos, seja assíduo em suas publicações, faça posts criativos e acompanhe as tendências”. Além disso, no Facebook e Instagram você pode criar sua loja e integrá-las, o que ajudam muito os artesãos e no whatssap temos o status que permite divulgar sempre os produtos artesanais e receber contato direto dos potenciais clientes no aparelho celular.

MESCLAR PONTOS DE VENDA

O ideal neste negócio é sim mesclar os pontos de vendas. Vender pela internet pelas redes sociais e pelas plataformas de venda é uma ótima opção. Muitas artesãs se viram muito bem nestes canais, sem loja virtual e sem vender em feiras. Por isso falei no início – cabe reflexão – não queira vender em todos os lugares, mas lembre-se, seja qual for o ponto de venda que escolha: estar na internet é extremamente importante. Criar uma página no Facebook ou Instagram ou ambos, pelo menos, e estar ativo por lá. Comentário amigo: Nesta reflexão de negócio, você tem que ter transparência nos teus objetivos, como falei no artigo inicial desta série. Responder para si mesma “onde quero chegar?” Se quer somente uma renda extra para ajudar em casa, isso é ótimo, mas não precisará dispor de tantos sacrifícios e expertize para criar um negócio e dar continuidade a ele. Contudo, se quer manter-se financeiramente com essa profissão, então prepare-se para muito trabalho não só artesanal, mas também empreendedor, pesquisando muito, trabalhando muito, divulgando muito, criando muitas peças seja de qual nicho for e tenha postura empreendedora. Quando falo de postura empreendedora, falo de se assumir como uma artesã e dar valor a isso, para que outros aprendam a valorizar seu trabalho também. Além disso, na internet existem inúmeros artigos e vídeos ajudando o artesão a alavancar sua empresa, cabe ao artesão empreendedor administrar quais conceitos se adequam melhor ao seu negócio. E, neste caso, considere formalizar-se no MEI (Micro-Empreendedor Individual), tenha seu CNPJ e aos poucos vá deixando seu negócio criativo mais profissional. Para conhecer melhor o MEI clique aqui. De maneira geral, o mercado de artesanato está ligado à produtos exclusivos que, direta ou indiretamente estão ligados à história e a cultura de uma região e que também tendem a seguir tendências internacionais. Dito isto, quem vende artesanato precisa considerar que dependendo da época do ano a busca por esse tipo de produto poderá variar, alcançando um pico. Aqui no Brasil, em datas como Natal, Dia das Mães, Namorados etc têm esses picos. No que diz respeito a tendências que poderão durar um ano todo, temos itens de maternidade e festas de aniversário. Por isso, é muito importante que todo artesão esteja por dentro das novidades deste meio.

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